Contato
Jardim Goiás - Goiânia/GO 74.785-132,
[email protected]
WhatsApp: 62 98581-3600
Trabalhe Conosco
[email protected]
WhatsApp: 62 9 8581-3600

Quem são os Virtual Influencers, personagens de computação gráfica que atuam como celebridades digitais

Conheça quem são os influenciadores nas redes sociais que não
existem de verdade, mas são produtos de computação gráfica e
ultrapassam os milhões de seguidores.

Em tempos de digital influencers e redes sociais cada vez
presentes em nossas vidas, um fenômeno interessante acontece
ao redor do mundo.

O que exatamente configura um influenciador digital? Uma celebridade na internet? De maneira
geral, são figuras que produzem conteúdo das mais variadas
temáticas e estilos ou que simplesmente mostram suas vidas.
Porém, não é exatamente necessário que essa figura seja de uma
pessoa real.

VTubers, ou “Virtual Youtubers”, foi a primeira denominação para
essas celebridades que na realidade são personagens feitos
através de computação gráfica. Com a popularização de avatares
virtuais, também surgiram os VInstagrammers e derivados de
outras redes sociais.

Seja em hiper realismo ou em estilos próprios, essas figuras se
originaram no Youtube, mas hoje fazem parte de todas as redes
sociais, principalmente no Instagram. Cada virtual influencer
possui uma ideia por trás do personagem, mas todos são
efetivamente personagens criados, com vidas, visuais e
personalidades distintas e que não necessariamente refletem
quem os criou. Se trata de um movimento recente, dos últimos
cinco anos, onde avatares virtuais começaram a ganhar espaço e
visibilidade em diferentes redes sociais.

No Youtube

A primeira Youtuber a se autonomear Virtual Youtuber foi a Kizuna
A.I, do A.I Channel nascido em dezembro de 2016. Contudo, ela
não foi a primeira celebridade virtual, já existiam outros canais
com avatares virtuais, mas o termo em si foi colocado e
popularizado pelo A.I Channel. Esse canal coloca avatares virtuais
femininas em estilo anime para produzir gameplays, fazer lives,
vídeos respondendo fãs e até mesmo músicas originais e cover. O
A.I.Channel possui hoje 2,73 milhões de inscritos e até mesmo
linhas de produtos.

No Japão, esse movimento se iniciou mais cedo e ganhou
bastante força. Uma pioneira e exemplo de avatar virtual a se
tornar famosa foi a Hatsune Miku, popular até mesmo no ocidente.
A artista vocaloid (cuja voz é criada digitalmente) é
completamente produzida em computadores e ganhou um
avatar que hoje se tornou o maior exemplo de celebridade virtual
no mundo. Contudo, a Hatsune não se propõe a ser uma
influencer ou Youtuber, mas com certeza inspirou e moveu a
criação de personagens virtuais nas plataformas e redes sociais.
Hoje o Japão é o maior berço de Virtual Youtubers, enquanto aqui
no ocidente o que mais se popularizou nesse estilo foram
personalidades virtuais no Instagram.

Alguns exemplos de canais Japoneses de VTubers são:

● A.I.Channel
● Hinata Channel
● Siro Channel
● Amakawa Alto
● Geemubu purojekuto

No Instagram


Aqui no ocidente, a plataforma e rede social de fotos Instagram é
particularmente forte, muito mais do que no oriente. Enquanto
em 2016, no Youtube se havia se começado a popularização de
virtual youtubers, nesse mesmo ano se criava o perfil de
Instagram de Lil Miquela, uma personagem criada por Trevor
McFedries e Sara DeCou. De origem estadunidense, Miquela
surgiu sem a proposta de ser uma influenciadora virtual. Isso levou
à diversas especulações sobre a sua existência. Com um design e
estilo hiper realista, Miquela atraiu atenção por todos os lados e
moveu a mídia.

Ela atua exatamente como a maioria dos influencers, mostrando
sua vida, sendo engraçada, fazendo merchandise de marcas e
também mostrando um lado ativista por direitos humanos. Hoje
Miquela possui 2,3 milhões de seguidores no Instagram e até
mesmo lançou um videoclipe original, reforçando que essas
celebridades virtuais tendem bastante à fazer música.

Outro forte exemplo é Shudu, a primeira modelo virtual, agindo
também no Instagram como influenciadora. A modelo virtual
negra possui 201 mil inscritos na rede social.

Alguns exemplos de Virtual Instagrammers são:

● @lilmiquela
● @shudu.gram
● @bermudaisbae
● @blawko22

As novas possibilidades que avatares virtuais abrem
Com o sucesso desse estilo novo, avatares virtuais abrem uma
nova discussão sobre o conteúdo digital e influenciadores de redes
sociais. Eles provam que não é necessário que alguém exista de
fato para influenciar outros. Tudo que é necessário é uma figura a
ser popularizada, enquanto transmite as mais diversas mensagens
que seus criadores desejam. Tampouco é necessário abdicar da
privacidade pessoal para se tornar um influenciador, um avatar
virtual pode fazer isso por você. Além disso, um avatar é
essencialmente um personagem que seus criadores modelam.
São figuras públicas que podem se aproximar de serem perfeitas e
não são visadas por críticas assim como a maioria das
celebridades. Não é necessário ser bonito, bem sucedido ou
carismático, pois se pode criar alguém com a personalidade, visual

FONTE:
https://www.oficinadanet.com.br/midias_sociais/31230-quem-sao-o
s-virtual-influencers-personagens-de-computacao-grafica-que-at
uam-como-celebridades-digitais

Author avatar
SUPREME 3D

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

We use cookies to give you the best experience.