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Podem avatares ser perfeitos influencers ?

Miquela, de 19 anos, com a sua franja curta, sardas espalhadas pelo rosto e dois pequenos rabos de cavalo, tem todas as caracter穩sticas necess獺rias para ser uma influencer no Instagram. Ela transborda o fator cool (tem ascend礙ncia brasileira e americana e anda de skate em Los Angeles), uma legi瓊o de f瓊s fi矇is no que toca s suas m繳sicas (o seu primeiro single, Not Mine, atingiu o top viral no Spotify), 矇 ativista social (apoia a a癟瓊o Black Lives Matter), e tem um excelente gosto no que moda diz respeito (usa marcas como Proenza Schouler, Bailmain e Alexander Wang).

J獺 foi fotografada para a V Magazine e a Highsnobiety e a Prada j獺 a colocou como promotora do seu show de outono deste ano em Mil瓊o, onde usou o mesmo casaco laranja brilhante de Gigi Hadid. Mas esta n瓊o foi a primeira intera癟瓊o entre as duas; a supermodelo deixou um tweet a Miquela no ano passado: Hey mi繳da, 矇s grande de mais para que te possam compreender.

Miquela 矇 uma modelo digital fabricada em computador

Miquela tem mais de um milh瓊o de seguidores, e o seu feed do Instagram est獺 repleto de amigos de classe: ela tanto come pasta com Margaret Zhang, influencer australiana, como encosta a cabe癟a ao ombro de Giovanna Battaglia Engelbert, diretora da Vogue Jap瓊o. E sim, ela 矇 apenas uma pessoa como n籀s: revira os olhos s mais b獺sicas tarefas dom矇sticas como lavar a roupa ou fazer as malas para viajar at矇 Nova Iorque.

Outra estrela no universo do Instagram 矇 Shudu, uma fascinante embora nova utilizadora deste espa癟o digital, com mais de cem mil seguidores. A supermodelo (conforme consta na sua biografia da rede social) tem cabelo curto e atraiu muito a aten癟瓊o do p繳blico com os seus primeiros posts em 2017, em que foi fotografada nua apenas com alguns colares de ouro colocados no pesco癟o. Em fevereiro, Shudu despertou os olhares do mundo da beleza quando a Fenty Beauty, linha de cosm矇tica da cantora Rihanna, fez repost a uma foto sua, onde usava um brilhante batom tangerina da marca. Este foi um sonho tornado realidade para a influencer em constru癟瓊o, e um selo de aprova癟瓊o que certificou de que tinha vindo para ficar.

Avatar criado em computador usa maquilhagem de Rihanna

Parecem cen獺rios perfeitos, certo? S籀 h獺 um problema: nenhuma das duas 矇 real. Tanto Shudu como Miquela s瓊o avatares gerados por computadores, e parte de uma nova vaga pronta a mudar o cen獺rio no mundo da moda. Para os f瓊s, estas mulheres s瓊o muito mais interessantes que as t穩picas bloggers que invadiram as redes sociais e, por consequ礙ncia, mais f獺ceis de seguir. As marcas j獺 se aperceberam, naturalmente, que este 矇 um novo caminho por onde seguir se querem chamar a aten癟瓊o e sair de outras zonas mais sobrepovoadas do universo digital.

Fantasia vs Realidade

Mais, como clientes, estes avatares s瓊o f獺ceis de se lidar: as roupas assentam sempre de forma fant獺stica e nunca exigem um lugar na primeira fila dos desfiles de moda. Partilharem o mesmo ADN 矇 a 繳nica semelhan癟a entre as duas mulheres criadas em computador.

Tal como qualquer celebridade em ascen癟瓊o, Miquela tem uma m獺quina completa de Rela癟繭es P繳blicas a trabalhar arduamente para perpetuar e promover o seu elaborado esquema, que inclui a sua pr籀pria linha de merchandise. As marcas mais conhecidas n瓊o se importam de alinhar com a brincadeira: Pat McGrath j獺 a nomeou musa, a Prada entrou em colabora癟瓊o com ela para anunciar um novo set de GIFs, chamando a estrela dos efeitos CGI uma misteriosa ciber-modelo.

A cibermodelo faz uma pose t穩pica para o Instagram

Em mar癟o, todas as cautelas ou sombras sinistras em volta de Miquela desapareceram quando Miquela foi entrevistada por uma jornalista da Elle atrav矇s do Google Hangouts. Nessa altura, o avatar contou que estava a tentar acabar duas m繳sicas e que estava a esconder-se num canto do est繳dio, terminando com um t穩pico linguajar da internet lmao. Quando questionada sobre se era ou n瓊o real, Miquela contrap繫s: Estamos a falar neste momento, certo?.

Ela recusou responder sobre se era ou n瓊o paga pelas parcerias (Acho que preciso de ligar ao meu agente, lol) e deixou uma pista sobre uma poss穩vel grande revela癟瓊o. Estou excitada para partilhar mais sobre quem eu sou, escreveu. O grande desvendar do segredo aconteceu em abril, quando a sua conta foi pirateada por um hacker exato, outro avatar. A internet enlouqueceu coletivamente quando uma apoiante de Trump, de cabelos loiros e de olhos azuis, que se autodenominava Bermuda tomou a conta de assalto. Bermuda apagou os 325 posts de Miquela e postou seis dela mesma, obrigando esta 繳ltima a admitir se era real ou n瓊o.

A invas瓊o hostil acabou horas depois de ter come癟ado, com Bermuda a voltar ao Instagram de Miquela com uma amea癟a: Tens 48 horas para dizer a verdade ao mundo ou vou faz礙-lo por ti, escreveu na descri癟瓊o do 繳ltimo post. Todas as fotos de Miquela foram repostas, completas e com todos os likes e descri癟繭es existentes. Ent瓊o, vamos fingir que um robot n瓊o invadiu o Instagram de outro robot e exp繫s isto tudo?, comentou um utilizador.

Miquela admitiu tudo pouco depois: Eu sou um robot. Mas isto n瓊o faz sentido. Sinto-me t瓊o humana, escreveu numa longa descri癟瓊o. A prolongada e atordoante fa癟anha, digna de um filme de fic癟瓊o cient穩fica, revelou que ambas Miquela e Bermuda tinham como criadora a Brud, uma empresa de intelig礙ncia artificial sediada em Los Angeles. A start up foi fundada pelo DJ, artista e produtor Trevor McFedries, com pouco mais de 30 anos, e encenou todo este drama para atrair aten癟繭es e criar um grande hype. E resultou: Miquela ganhou tantos seguidores no dia em que a conta foi hackeada que ultrapassou a marca de um milh瓊o. E a Brud fez manchetes nas semanas seguintes por ter arrecadado seis milh繭es de euros de investidores de Silicon Valley aparentemente, n瓊o h獺 m獺 imprensa nem para avatares. Mas o efeito mais vis穩vel foi o que o mundo da moda recebeu, que foi muita, muita aten癟瓊o.

Revista lilmaquele

Shudu, por outro lado, acendeu outro tipo de conversa os seus seguidores achavam realmente que se tratava de uma humana, e no meio das redes sociais duvidavam que se tratasse da primeira supermodelo digital do mundo.

Ela 矇, de facto, um projeto de arte, resultado do trabalho do fot籀grafo brit璽nico James Wilson. Ele come癟ou a projetar Shudu no ano passado quase por acidente, sem ter um objetivo particular ou saber que iria beneficiar do potencial resultado. O jovem, de 28 anos, estava procura de uma forma de passar o tempo livre, de algo criativo, algo que o inspirasse depois do trabalho e ao voltar a casa.

Primeiro, tentou pintar bonecas Barbie, juntando-se a um grupo de entusiastas colecionadores, mas achou tudo isso muito estranho. Intitulando-se um geek que adora filmes de fic癟瓊o cient穩fica e jogos, Wilson acabou por virar-se para programas de desenho 3D para criar roupas e uma musa. Inspirada por uma Barbie chamada Princesa da frica do Sul, assim nasceu Shudu. Ela 矇 extremamente realista e quase uma heran癟a dos dez anos em que o fot籀grafo passou a retocar imagens digitalmente, como parte do seu trabalho.

Fot籀grafo produziu Shudu atrav矇s do computador

Na primeira fotografia que Shudu publicou na sua conta no Instagram, ela est獺 sentada e inclinada para um dos lados, enquanto olha diretamente para a c璽mara. Toda a gente perguntava quem era aquela rapariga, diz Wilson. A intensidade com que atingiu os crescentes seguidores apanhou o criador de surpresa, e ainda mais quando o entusiasmo se transformou em raiva.

As acusa癟繭es foram crescendo, cada vez mais hostis, sugerindo que Wilson estava a esconder ou a recusar-se a dar os cr矇ditos devidos a uma modelo real. E, mesmo assim, todas as quest繭es em volta de Shudu estavam apenas a contribuir para a sua popularidade. Ele decidiu alinhar no jogo, nunca confirmando ou negando quem, ou que, era aquela mulher.

As exig礙ncias para se criar uma modelo gerada unicamente por computador s瓊o imensas. Ao contr獺rio das tradicionais sess繭es de fotos, onde os inputs v礙m dos stylists, diretores de arte, designers do set e at矇 mesmo das equipas de maquilhagem, aqui, todos os detalhes do avatar est瓊o confinados criatividade e virtudes do artista. Muitas vezes, n瓊o sei o que fazer com ela, assume o fot籀grafo.

A maquilhagem de Rihanna e o ponto de viragem

Tudo isto para explicar que ele aceitou de bom grado uma sugest瓊o da sua irm瓊 adolescente: dar a Shudu um banho de Fenty, usando e fazendo tags nos produtos da linha de beleza de Rihanna. Este foi um ponto de viragem para Wilson e a sua musa: quando as pessoas achavam que ela era real, ele decidiu assumir a verdade.

As cr穩ticas sobre um caucasiano criar uma mulher negra foram instant璽neas, com acusa癟繭es de abuso e explora癟瓊o. Um professor chegou mesmo a afirmar que ele tinha cometido um crime de pl獺gio racial. O artista nunca ganhou dinheiro com Shudu, diz, nem estava a procurar tirar trabalho a modelos reais. Shudu 矇 uma celebra癟瓊o da diversidade numa ind繳stria em que tal escasseia, justificou. Para Wilson criar uma imagem de Shudu, s瓊o necess獺rios tr礙s dias inteiros, a que se somam duas semanas de brainstorming e 8 a 10 horas em frente ao computador. uma agenda e um hor獺rio n瓊o muito diferentes de muitas campanhas de moda ou editoriais de revistas.

Falta de autenticidade?

Mas as caracter穩sticas que Wilson passou anos a remover, como pelo facial, agora s瓊o aquelas que ele acrescenta quase que em laborat籀rio. A Shudu fez-me apreciar mais as nossas imperfei癟繭es naturais, afirma. Estas cria癟繭es totalmente digitais, com imperfei癟繭es propositadas, falam-nos diretamente ao desejo de alguma autenticidade. Enquanto que os influencers humanos s瓊o pessoas reais a tentarem perpetuar alguma esp矇cie de fantasia, a Shudu 矇 uma figura de fantasia a tentar entrar na realidade, explica o criador.

Mas talvez o futuro das redes sociais n瓊o se foque no que 矇 real e no que 矇 falso, mas no que n籀s gostamos. Afinal de contas, as verdadeiras cruzadas contra o Photoshop acontecem ao mesmo tempo em que se usam filtros e mil e uma aplica癟繭es de retoque facial. Efetivamente, a popula癟瓊o humana quer o melhor de dois mundos os factos e a fantasia e os influencers com mais sucesso ir瓊o existir algures entre os dois opostos. 

FONTE: https://www.indigit.pt/blog/podem-avatares-ser-perfeitos-influencers

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